mdr

principais ritmos brasileiros e suas origens

Principais ritmos brasileiros e suas origens

O Brasil é conhecido mundialmente pela diversidade de culturas existentes. Cada região possui uma cultura típica e dentro delas, os costumes que fazem a nação de brasileiros ser a mais diversificada do mundo. Comidas, danças, músicas, trajes e ritmos inúmeros que representam a tradição de um povo e sua cultura fazem do Brasil um país rico e diversificado.
Os principais ritmos brasileiros possuem origens diferentes e concentram-se em locais diferentes, separados pelas regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste, representando esta diversidade cultural tão presente nos territórios brasileiros.

Principais ritmos brasileiros do Norte

Composta por sete estados, a Região Norte do Brasil possui muitos costumes e ritmos provenientes das culturas dos escravos e de todos os presentes no contexto histórico brasileiro em 1700. Muitas danças típicas surgiram naquela época e as de mais destaque são: marujada, cirandas e o carimbó.

Carimbó e suas origens

Considerado um dos ritmos mais marcantes dos territórios brasileiros no norte, o Carimbó surgiu em Belém através de influências antigas negras e que hoje influencia novos ritmos como a lambada e também o zouk. O vestuário compõem-se basicamente de sais longas, rodadas e floridas para as mulheres acompanhadas de blusas neutras, e os homens de calça branca ou neutra, ambos descalços. O nome surgiu devido aos tambores utilizados na prática do Carimbó, denominados como curimbó.

Principais ritmos brasileiros do Nordeste

Constituída de nove estados brasileiros, a região Nordeste é conhecida por abrigar o maior número de estados. Foi o berço da colonização portuguesa e também da exploração de materiais e matérias-primas. É conhecida também pelas danças e ritmos brasileiros que são marcantes e muito conhecidos como o frevo, maracatu, xaxado, bumba-meu-boi, tambor-de-crioula e o forró e suas variantes.

Frevo e suas origens

O frevo é um dos principais ritmos marcantes da região nordeste. Foi criado com origens no estado de Pernambuco pelos brasileiros, e é uma mistura dos ritmos maxixe, capoeira e marcha. O frevo surgiu no final do século XIX e se caracteriza por um ritmo acelerado, muito praticado na época do carnaval. Nas danças as roupas são coloridas, há o uso de sombrinhas coloridas e existem mais de 120 passos.

Os principais ritmos brasileiros do Centro Oeste

Composta por 4 estados brasileiros, a região Centro-Oeste é uma miscigenação de paulistas, mineiros, indígenas, gaúchos, paraguaios e bolivianos. Alguns dos ritmos brasileiros mais marcantes no território Centro Oeste são: cururu, polca de carão, catira e o sertanejo.

Catira e suas origens

As origens da Catira são desconhecidas, mas este ritmo é praticado frequentemente na região Centro Oeste. Consiste na dança entre homens, que batem palmas nos ritmos determinados pelos violeiros. Os homens dançam ao som da moda de viola e executam passos conhecidos como “Serra Abaixo” e “Serra Acima”.

Principais ritmos brasileiros do Sudeste

Contendo apenas 4 estados brasileiros, a região Sudeste é considerada a mais importante do Brasil. Possui 4 grandes potências e consequentemente, muitas culturas. Os ritmos presentes nesta região são muito conhecidos: Bossa Nova, samba, choro, lundu e pagode.

Samba e suas origens

Com suas origens fixas no Rio de Janeiro, o samba tem suas principais raízes em vários ritmos africanos, que com o passar do tempo foram evoluindo e ganhando novas formas, conhecidas como variações do samba. É um símbolo dos brasileiros por conta do carnaval do Rio de Janeiro, festa que é movida por muito samba e mundialmente conhecida.

Principais ritmos brasileiros do Sul

Constituída de apenas 3 estados brasileiros, a Região Sul concentra muitos habitantes de colônias alemãs, italianas, ucranianas e polonesas, que influenciam diretamente nos principais ritmos dos habitantes da região sul. Entre os principais estão: fandango, vanerão, milonga, chula e o chamamé.

Fandango e suas origens

Muito comum em Portugal e na Espanha, o Fandango é associado no Brasil à população caiçara. É praticado sempre em pares, onde os homens utilizam tamancos de madeira e as mulheres dançam em círculos em volta de seus pares. Geralmente, as danças são acompanhadas por violeiros e rabequistas.
Entre esses principais ritmos brasileiros, a cultura brasileira possui muitos outros como o xote, xaxado, baião e muitos outros que são variantes dos principais, responsáveis por esta cultura tão diversificada e maravilhosa que faz parte da vida dos brasileiros, suas origens e suas culturas.

seja qual for o ritmo, o importante é se divertir!
pandeiro com bandeira do Brasil

carimbó

frevo e suas origens

catira

roda de samba

fandango gaúcho

        www.zun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sucessos do momento - Internacionais

Sucessos do Momento - Nacionais

Música da Minha Vida